Autarquia Educacional do Araripe – AEDA

Sediada em Araripina - PE

O Município de Araripina ocupa uma área considerável do Sertão Pernambucano. Localiza-se no extremo noroeste do Estado de Pernambuco, há uma distância de 720 km, em linha reta da capital pelas BRs 316 e 232. O seu espaço territorial está limítrofe aos Estados do Ceará e Piauí.

Araripina pertence à zona fisiográfica do Sertão do Araripe e faz parte da Microrregião 101. A sede do município é de 1.672 Km², correspondente a 14,18% da Microrregião e 2,70% da região sertaneja, também a 1,7% da área do Estado. Os seus limites apresentam-se: ao norte e ao oeste, respectivamente limita-se com os Municípios de Campos Sales (CE) e Fronteiras (PI), ao sul, com os municípios de Trindade (PE) e Ipubí (PE). O seu clima é predominantemente semi-árido quente e seco, temperatura média anual de 24º C a 28°C e grandes variações, chuvas de verão ( novembro a março )  e  chuvas de inverno ( junho a setembro ).

 A dimensão regional nos aponta, em particular, para a grande diversidade que apresenta o nosso parque geográfico, advinda de uma população de 80.577(oitenta mil e quinhentos e setenta e sete  habitantes – 2013).

Araripina é um município brasileiro do Estado de Pernambuco. É conhecida como a capital do gesso e fica a 690 km da capital pernambucana, Recife. Localiza-se a uma latitude 7º34’34” sul e a uma longitude 40º29’54” oeste. Tem o quinto maior PIB  do Sertão de Pernambuco, atrás apenas de Serra Talhada,  Arcoverde, Petrolândia  e Petrolina..

Araripina é a maior cidade do Pólo Gesseiro de Pernambuco, o mais importante do país, responsável por 95% do gesso consumido no Brasil.

Apresenta neste contexto, uma maior estabilidade econômica regional, como centro urbano de uma economia estável e dinâmica, nas suas relações comerciais, financeiras e de serviços, dentre os demais sítios urbanos periféricos regionais do Araripe.

Portanto um dos objetos de maior relevância para atender toda a demanda de desenvolvimento, tem sido dar maior ênfase e prioridade para um de seus determinantes, a Educação.

A AEDA

 A Autarquia Educacional do Araripe, instituição criada e mantida pela Lei Municipal n° 1368, de 28 de abril de 1975. Denominação alterada para atender mais legitimamente as exigências da Legislação em vigor, passando a designar-se nos termos de Lei Municipal nº 1492, de 26 de maio de 1980 – Autarquia Educacional do Araripe – AEDA.

A Autarquia é dotada de personalidade jurídica, com Estatuto próprio, devidamente registrado em Cartório competente, homologado pelo Conselho Estadual de Educação de Pernambuco, Parecer n° 41/81 e Protocolo n° 28/81. O Decreto n° 11 de 28 de maio de 1980, aprovou nova reformulação do Estatuto, registrado no Livro A – 1 fls 61, n° de ordem 26, de 03 de fevereiro de 1986, o Decreto N° 028 de 20 de junho  de 1988, reformulado pelo DECRETO Nº 230 de 16 de março de 2005,  Estatuto até então em vigor e dá outras providências.

 A AEDA é uma Instituição Pública da Administração Indireta do Município, e tem como objetivo primordial, criar e manter unidades de ensino de nível superior em todas as áreas do conhecimento humano.

A Autarquia Educacional do Araripe – AEDA, busca a execução de sua finalidade maior, oferecendo ensino, pesquisa e extensão, sob a égide do princípio de qualidade, visando prover a sociedade da Região do Araripe e brasileira de profissionais competentes, para contribuir na superação dos desafios presentes na conjuntura social atual de nosso país.