AEDA participa de Seminário sobre a preservação da caatinga e patrimônio florestal
A Diretora Presidente da Autarquia Educacional do Araripe – AEDA, Maria Ramos Muniz, participou nesta sexta-feira, 20, do Seminário “Caminhos para a sustentabilidade da Caatinga e a preservação do patrimônio florestal” promovido pela Fundação Araripe em parceria com o Ministério do Meio Ambiente no Centro Tecnológico do Araripe, em Araripina.
Com a presença de professores e representantes de diversas instituições que atuam em favor do meio ambiente, o Seminário trouxe palestras sobre o fortalecimento para a gestão florestal no Nordeste e sobre o manejo florestal como instrumento de planejamento das paisagens.
Em sua participação Maria Ramos Muniz parabenizou a iniciativa da Fundação Araripe e do professor Pierre Gervaiseau, presidente da Fundação, em trazer um seminário para Araripina com o objetivo de debater sobre a preservação da caatinga.
Ela destacou a atuação da Faculdade de Ciências Agrárias – FACIAGRA que possui diversas ações em prol do meio ambiente através de estudos e pesquisas realizadas por universitários e professores. “A FACIAGRA desenvolve pesquisas sobre o bioma da caatinga há anos e isto contribui para a disseminação do conhecimento na comunidade acadêmica e também para a sociedade”, afirmou.
Também participaram do Seminário a diretora da FACIAGRA, Serliete Mendes Schneider e o coordenador do curso de Gestão Ambiental Ítalo Herbert. “Os temas abordados hoje serão levados para as salas de aula como maneira de atualizar o conteúdo acadêmico e deixar o aluno mais próximo da realidade que está inserido no semiárido nordestino”, destacou Serliete Schneider.
UNIDADE DE CONSERVAÇÃO E RESERVA FLORESTAL URBANA DE ARARIPINA
A AEDA é parceira da Prefeitura de Araripina no projeto da Unidade de conservação e reserva florestal urbana de Araripina que terá uma área de 66 mil m². Através do convênio entre a Autarquia e Prefeitura alunos e universitários da FACIAGRA contribuirão para estudos de manejo florestal. Além disto, haverá um banco de sementes da caatinga de modo a incentivar o reflorestamento de áreas desmatadas.
O projeto foi feito pela Secretaria de Meio Ambiente de Araripina com cooperação da Casa dos Ventos e encontra-se sob análise da Agência Estadual de Meio Ambiente – CPRH.