Alunos do IV período de Pedagogia da Fafopa promovem seminário pela preservação da vida em alusão ao Setembro Amarelo
Os alunos do IV período do curso de Pedagogia da Faculdade de Formação de Professores de Araripina (FAFOPA), sob a coordenação da professora Alda Maria Modesto, promoveram na noite dessa quinta-feira (19), um seminário com a temática “Projeto Setembro Amarelo não é somente hoje, mas todos os dias”.
O evento teve como público alvo a comunidade acadêmica dos cursos de Biologia e Pedagogia da Fafopa. De acordo com os alunos organizadores do encontro, o objetivo era despertar na comunidade estudantil a conscientização acerca da importância dos fatores de riscos que poderão desencadear distúrbios como a ansiedade, mudanças comportamentais, e chegando até ao suicídio.
O seminário foi conduzido pelos palestrantes, o Médico Psiquiatra Dr. Maurício Almeida Filho, Psicóloga Dra. Rayana Batista e pela representante da Igreja Verbo da Vida e integrante do projeto Impacto, Maria Alana Nogueira Silva.
De acordo com o Dr. Maurício Almeida, discussões como essa a respeito do suicídio são essenciais para que haja a difusão de ideias na prevenção contra a doença. “Estou muito satisfeito em ter participado desse evento, de contribuir com a difusão desse conhecimento sobre a prevenção contra o suicido. É uma doença, digamos assim, um evento, que está atingindo o mundo, e o Brasil não fica de fora. Possivelmente o Brasil já é o 8º país do mundo em número de suicídios. Dizem que a cada 45 minutos no Brasil alguém se mata […]. Nada melhor que está hoje na Formação de Professores, são dezenas de professores que acolheram esse chamamento, e que serão multiplicadores de tudo que ouviram aqui hoje, então eu acho que é muitíssimo importante o que a Universidade está fazendo, como eu já disse, é o difusor do conhecimento, e cada um de nós está fazendo isso, como fez a nossa Psicóloga, e como fizeram outras pessoas, e quero dizer que é um prazer muito grande está aqui, virei quantas vezes for necessário”, disse.
A Psicóloga Dra. Rayana Batista destacou sua alegria em participar do evento, frisando ainda como é importante o acompanhamento profissional em determinados casos. “Fiquei super feliz com o convite da professora Alda Maria, porque é muito importante nossa vida emocional. Infelizmente nossa sociedade está cada vez mais doente emocionalmente, e é importante trazermos essas informações, como foi dito a questão do CAPS, a importância do Psiquiatra, do Psicólogo, cada um em suas demandas, o Psicólogo fazendo terapia e o Psiquiatra na questão dos medicamentos”, afirmou.
Abaixo as entrevistas completas:
O seminário contou com a presença da Diretora da Fafopa, Heluzana Lima, da Coordenadora da Fafopa, Helena Deiva, dos profissionais do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS), dos professores da Fafopa e da comunidade acadêmica da IES.
Confira as fotos do seminário: