Araripina conquista o status de Política de Desenvolvimento Implementada
Um dos fatores que determinou o alcance da meta do status de “Política de Desenvolvimento Implementada” para o município de Araripina – PE foi a parceria com a AEDA e com o Escritório Modelo de Contabilidade da FACISA. A Consultora do Sebrae Sônia Jerônimo afirma que “o município está formando capital intelectual, orientado para os pequenos negócios. Os estudantes atuantes do Escritório Modelo farão diferença no território do Araripe, ou em qualquer outro onde realizem as suas atividades profissionais. Esta é uma ação estratégica e cidadã da AEDA”, afirmou.
Ter Política de Desenvolvimento Implementada significa que o município cumpriu requisitos quanto a:
- Atores de desenvolvimento – Possuir Agente de Desenvolvimento (AD) nomeado e capacitado (estagiária do VII período do Escritório Modelo e servidora da prefeitura, Karyna Cristina) bem como secretário de desenvolvimento nomeado e capacitado pelo Sebrae. Curso de AD básico e Avançado.
- Compras Públicas – O município destina o mínimo de 30% dos recursos da merenda escolar de produtos da agricultura familiar.
- Rede Simples – O município responde on-line à consultoria de viabilidade. A Rede Simples é um sistema integrado fornecido pela Junta Comercial. O município de Araripina é um dos vinte municípios do estado que recebeu a licença de uso do sistema.
- Sala do Empreendedor – O município possui espaço destinado ao atendimento e orientação de empresários quanto ao cadastro de Empreendedor Individual, licitações públicas e atendimento em geral (a Sala do Empreendedor atualmente se encontra instalada nas dependências do Escritório Modelo).
A gerente da Unidade Sebrae Sertão do Araripe, Lucélia Barros ressaltou que a Lei Geral – Lei complementar Federal 123/2006 – traz uma série de benefícios para as micro e pequenas empresas tais como:
a desburocratização do processo de legalização de empresas;
o incentivo à participação das micro e pequenas empresas nas licitações municipais;
o fortalecimento da atuação do agente de desenvolvimento local e;
o estímulo à formalização do Microempreendedor Individual.
“Para que a lei não fique só no papel, durante o ano de 2016, foi formada uma rede cooperação entre o Sebrae, Prefeitura municipal, AEDA e Escritório Modelo de Contabilidade com o objetivo de ampliar o atendimento aos empreendedores do município, onde os alunos que atuam no escritório modelo de contabilidade – orientados pelo professor e Supervisor Ânderson Kássio – recebessem o conhecimento da Lei e replicassem durante a prestação dos serviços às micros e pequenas empresas, tais como: como participar de licitações, abertura de empresas, elaboração de projetos e estímulo ao empreendedorismo, entre outros”, destacou.
A gerente ainda afirmou que a parceria fortalece o ambiente econômico do município, capacita os alunos para uma melhor prestação de serviços quando ingressarem no mercado de trabalho e possibilita ampliar o número de empresas atendidas de forma gratuita ajudando-as a serem sustentáveis.
Já a Coordenadora do Curso de Ciências Contábeis da FACISA, Ana Paula Delmondes, avaliou que o status adquirido “trata-se de uma importante conquista alcançada, através do trabalho desenvolvido pelo Escritório Modelo de Contabilidade com a estratégia institucional do SEBRAE, que é de grande valia para o curso de Ciências Contábeis da FACISA e, principalmente, para o Município de Araripina – PE que agora irá operacionalizar a Lei 123/2006 e que, naturalmente, irá gerar benefícios para as economias locais. Fazer parte desta conquista é mais que um motivo especial para agradecer a parceria com o SEBRAE e finalizar com chave de ouro o ano de 2016”, concluiu.