Sobre o curso
O Curso de Letras constitui-se em uma Unidade de Ensino Superior da Faculdade de Formação de Professores de Araripina – FAFOPA, mantida pela Autarquia Educacional do Araripe – AEDA. Oferece a Licenciatura Plena em Língua Portuguesa e Língua Inglesa, com suas respectivas Literaturas.
Foi criada pela Lei 1.368 de 28 de Abril de 1975. Autorizado pelo Decreto Presidencial Nº 83.466 de 21 de Maio de 1979 e reconhecida pela Portaria Ministerial Nº 48 de 15 de Janeiro de 1991, publicada no D.O da União de 13 de Maio de 1991.
A sua estrutura interna funciona sob a forma de Departamento, contando, no presente momento, com 19 (treze) professores, sendo 8 (oito) especialistas, 8 (oito) mestres e 3 (três) doutores.
O Currículo do Curso foi reorganizado em 2018, atendendo as Resolução nº 02/2015 do Conselho Nacional de Educação que instituem as Diretrizes Curriculares e Carga Horária dos Cursos de Licenciatura de Graduação Plena para a formação de professores da Educação Básica. O Curso foi recredenciado em 26/02/2018 através do Parecer CEE/PE Nº 012/2018.
Dentre as exigências que devem configurar o perfil identitário do professor, colocam para o papel do professor, as Diretrizes para a formação inicial de professores da educação básica em cursos de nível superior, instituídas pela Resolução nº 02/2015.
A Resolução nº 02/2015 orienta no Art. 5º que a formação de profissionais do magistério deve assegurar a base comum nacional, pautada pela concepção de educação como processo emancipatório e permanente, bem como pelo reconhecimento da especificidade do trabalho docente, que conduz à práxis como expressão da articulação entre teoria e prática e à exigência de que se leve em conta a realidade dos ambientes das instituições educativas da educação básica e da profissão, para que se possa conduzir o(a) egresso(a):
Resolução nº 02/2015
I – à integração e interdisciplinaridade curricular, dando significado e relevância aos conhecimentos e vivência da realidade social e cultural, consoantes às exigências da educação básica e da educação superior para o exercício da cidadania e qualificação para o trabalho;
II – à construção do conhecimento, valorizando a pesquisa e a extensão como princípios pedagógicos essenciais ao exercício e aprimoramento do profissional do magistério e ao aperfeiçoamento da prática educativa;
III – ao acesso às fontes nacionais e internacionais de pesquisa, ao material de apoio pedagógico de qualidade, ao tempo de estudo e produção acadêmica-profissional, viabilizando os programas de fomento à pesquisa sobre a educação básica;
às dinâmicas pedagógicas que contribuam para o exercício profissional e o desenvolvimento do profissional do magistério por meio de visão ampla do processo formativo, seus diferentes ritmos, tempos e espaços, em face das dimensões psicossociais, histórico-culturais, afetivas, relacionais e interativas que permeiam a ação pedagógica, possibilitando as condições para o exercício do pensamento crítico, a resolução de problemas, o trabalho coletivo e interdisciplinar, a criatividade, a inovação, a liderança e a autonomia;
V – à elaboração de processos de formação do docente em consonância com as mudanças educacionais e sociais, acompanhando as transformações gnosiológicas e epistemológicas do conhecimento;
VI – ao uso competente das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) para o aprimoramento da prática pedagógica e a ampliação da formação cultural dos(das) professores(as) e estudantes;
VII – à promoção de espaços para a reflexão crítica sobre as diferentes linguagens e seus processos de construção, disseminação e uso, incorporando-os ao processo pedagógico, com a intenção de possibilitar o desenvolvimento da criticidade e da criatividade;
VIII – à consolidação da educação inclusiva através do respeito às diferenças, reconhecendo e valorizando a diversidade étnico racial, de gênero, sexual, religiosa, de faixa geracional, entre outras;
IX – à aprendizagem e ao desenvolvimento de todos(as) os(as) estudantes durante o percurso educacional por meio de currículo e atualização da prática docente que favoreçam a formação e estimulem o aprimoramento pedagógico das instituições.”
Concepção
A nova realidade no ensino de línguas, nos Cursos de Graduação Plena em Letras, assenta-se na necessidade premente de se implantar em curto, médio e longo prazo, uma política de desenvolvimento no campo de ensino, pesquisa e extensão universitária que contemple os anseios e perfis da nova perspectiva didático – pedagógica e científica o processo de formação do PROFESSOR para a EDUCAÇÃO BÁSICA, bem como propicie uma maior integração universidade / comunidade.
Nesta ótica, busca-se atingir os objetivos estabelecidos neste projeto pedagógico do Curso de Letras da Faculdade de Formação de Professores de Araripina – FAFOPA
Objetivos do curso
- Melhorar a prática didático-pedagógica, considerando-se os novos paradigmas da educação brasileira e as novas abordagens na contemporaneidade.
- Implementar políticas de pesquisa e extensão universitárias na micro-região do Araripe e circunvizinhas, em parceria com CEPEC- Centro de pesquisa e extensão cultural da AEDA e instituições congêneres.
- Descentralizar as atividades universitárias através de ações interativas entre a comunidade acadêmica e a sociedade regional adotando uma política de autonomia didático-pedagógica.
- Instrumentalizar o Departamento de Letras com elementos didático-técnico-científicos capazes de suprirem as demandas universalizantes do Curso e o déficit reclamado pela sociedade atual.
- Implementar uma política de valorização profissional de educação superior de Letras que viabilize seus ingressos e permanências, em cursos de pós -graduação em níveis de mestrado e doutorado.
Valor da Mensalidade: R$ 371, 42