(87) 3873.1001 [email protected]

FACISA leva alegria e solidariedade à comunidade da Serra do Inácio

FACISA leva alegria e solidariedade à comunidade da Serra do Inácio

Trotes humilhantes e, por vezes violentos, estão sendo substituídos por ação social. Dentro desse novo conceito de acolhida aos novos calouros, a Faculdade de Ciências Humanas e Sociais de Araripina – FACISA inovou em termos de boas vindas aos novos alunos dos cursos de Direito e Ciências Contábeis, ao organizar uma gincana para arrecadação de donativos para distribuição em comunidades carentes, previamente selecionadas. Não se deve esquecer que a extensão se constitua, ao lado do ensino e da pesquisa, numa das dimensões essenciais da atividade acadêmica. Nesse sentido, a FACISA tem feito a sua parte.

A gincana, realizada na primeira semana de aula do semestre, foi levada muito a sério pelos jovens calouros, com disputa acirrada por arrecadação de alimentos e outros donativos pelas equipes de alunos dos cursos de Direito e de Ciências Contábeis, da FACISA. No trabalho, foram arrecadados 2.587 itens para serem doados posteriormente. Transformados em pontos, previamente determinados pela equipe de Coordenação do evento, o material arrecadado resultou em um total de 63.182 pontos para a equipe de Direito e 67.182 pontos para Ciências Contábeis, que ganhou a disputa.

A verdade é que, ganhadores mesmos foram os moradores assistidos, ao receberem um total de 300 cestas básicas de 5 kg, com alimentos diversos, acrescidas de um ou dois litros de leite; oito colchões, seis camas de solteiro, 94 cobertores e mantas, 1.268 roupas de tipos e tamanhos variados para o atendimento de crianças e adultos, 225 pares de calçados diversos e, para a alegria da criançada, 300 brinquedos para os diferentes gostos e idades.

A Coordenação do trote chamado de “FACISA SOLIDÁRIA”, na pessoa da Diretora da FACISA, Morgana Costa, convidou uma equipe de saúde, cedida pela Prefeitura de Araripina, composta de um médico, Dr. Luis Augusto Braz, um Enfermeiro, Rodrigo Fagner Lacerda e um Farmacêutico Clínico, Lucas Cantarelli, que é o Secretário Adjunto de Saúde do Município. A equipe de saúde realizou atendimentos preventivos de saúde e procedeu a encaminhamento de exames complementares para um atendimento mais especializado em Araripina ou outro centro com mais condições de atendimento médico e hospitalar.

A comunidade selecionada foi a da Serra do Inácio, na divisa dos municípios de Araripina e Ouricuri, em Pernambuco e Simões e Curral Novo, no Piauí. Por estar localizada na extremidade desses municípios, a comunidade selecionada é carente de tudo, a começar pela péssima qualidade da energia elétrica que atende à população. A única escola de Ensino Fundamental, do povoado não dispõe de energia elétrica, para que se tenha ideia da situação da comunidade. O posto de saúde mais próximo fica em um povoado do município de Ouricuri, distante oito km ou, em Nascente, distrito de Araripina, a 10 km. Atendimento mais complexo só em Araripina ou Ouricuri, distantes cerca de 50 km da Serra do Inácio.

O impacto causado pela situação de pobreza absoluta da população foi um choque para os jovens calouros por serem moradores de cidades com situação social menos deteriorada. Sente-se ali, na Serra do Inácio e arredores, a ausência do Estado em quase todos os aspectos. A exceção são os programas federais de transferência de renda como Bolsa Família, Programa de Erradicação do Trabalho Infantil, a aposentadoria rural para os idosos com mais de 65 anos e o benefício de prestação continuada para pessoas com incapacidade para o trabalho. A comunidade é cortada por linhas de transmissão de energia eólica com imensas torres de transmissão, mas convive com um fornecimento de energia elétrica de baixa qualidade.

Para atender a única escola do povoado com energia, foi providenciada uma gambiarra, também conhecido como “gato”, da energia elétrica de propriedades rurais do Estado de Pernambuco, distante 900 metros da escola.

A equipe do FACISA SOLIDÁRIA contou com a contribuição voluntária e o grande empenho das professoras Cristina Reis de Alencar, que também é empresária e Cristina Moura, de Araripina.  De Nascente, não podemos deixar de citar a grande ajuda dos voluntários locais, como Silvano Coelho, líder comunitário que providenciou veículos apropriados para as visitas às famílias mais distantes. Também participaram as professoras Marlúcia Morais e Josemeire Rodrigues e as voluntárias Maria Coelho, Elizângela Coelho, Edileusa Rodrigues e Bianca Alencar, todos de Nascente.

A Coordenação dos trabalhos ficou a cargo da Diretora da FACISA, Morgana Costa e de Roberta Moura e Ana Paula Delmondes, coordenadoras dos Cursos de Direito e Ciências Contábeis, respectivamente. Funcionários também participaram da ação como Valmíria Lima, Fabiana Leite, Socorro Batista Carvalho, Anália Alencar Cavalcante, além dos professores Frankarles Sá e Michele Medeiros, do Curso de Direito e José Claudinei, de Ciências Contábeis. Da AEDA, a equipe contou com a ajuda de Marilurde Carvalho Modesto, Assessora de Assuntos Acadêmicos.

A ação FACISA SOLIDÁRIA foi desenvolvida neste domingo, 17 de abril, das 07 as 17 h na comunidade de Serra do Inácio, no Município de Curral Novo, no Estado do Piauí e arredores. Atendeu também moradores carentes dos municípios de Araripina e Ouricuri. Podemos dizer que a ação acabou sendo marcante não apenas para os alunos calouros, por terem desenvolvido um trabalho social de tamanha importância, mas também para à comunidade assistida. Só se tem a ganhar com esse tipo de trote solidário. A alegria e algazarra das crianças, com os presentes, sorvetes e mimos recebidos a todos contagiou, todos perceberam.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *