FACISA promove palestra sobre licitações públicas para alunos de Contabilidade e estagiários do Escritório Modelo
A Faculdade de Ciências Humanas e Sociais – FACISA, com apoio da Unidade de Negócios Sertão do Araripe do SEBRAE e da Prefeitura de Araripina, promoveu na noite desta segunda, 10, uma palestra sobre Licitações Públicas sob a ótica da Lei Complementar nº 123/2006, ou Lei Geral das Micro e Pequenas Empresas.
Participaram os alunos do VIII período do curso de Ciências Contábeis cujo estágio é em contabilidade geral, com foco em contabilidade pública nos setores orçamentário, financeiro, patrimonial e compensação, além de alguns empresários de Araripina. A palestra foi uma iniciativa do Escritório Modelo de Contabilidade e contou com o apoio do SEBRAE que cedeu o auditório e a Prefeitura de Araripina que disponibilizou servidores do setor de licitações para conversar com os alunos e estagiários.
Os servidores Fernanda Carvalho, Samuel Bruno Lacerda e Rita Soares abordaram assuntos como o embasamento legal do tratamento diferenciado às MPEs, a participação e principais dificuldades das MPEs nos certames e como as MPEs podem participar das licitações públicas com base na LC 123/2006.
De acordo com Ânderson Kássyo, professor e Supervisor de Campo do Escritório Modelo de Contabilidade da FACISA é preciso disseminar as informações aos empresários para que possam comercializar seus produtos para os poderes públicos.
“Em geral, as MPEs e EPPs são desprovidas de uma organização administrativa que lhes assegure participar dos processos licitatórios. Esta lacuna é preenchida pelos contadores que atuam no sentido de assessorar as empresas, garantindo-lhes não somente a habilitação de que precisam, mas uma oportunidade de negócio”, destacou.