(87) 3873.1001 [email protected]

LICENCIATURA EM LETRAS

SOBRE O CURSO

O Curso de Letras constitui-se em uma Unidade de Ensino Superior da  Faculdade  de Formação  de Professores  de Araripina – FAFOPA, mantida pela Autarquia Educacional  do Araripe – AEDA. Oferece a Licenciatura Plena em Língua  Portuguesa  e Língua Inglesa, com suas  respectivas Literaturas.

Foi criada  pela Lei  1.368 de 28 de Abril  de 1975. Autorizado pelo Decreto Presidencial Nº 83.466 de 21 de Maio de 1979 e reconhecida  pela Portaria Ministerial Nº 48 de 15 de Janeiro  de 1991, publicada no D.O da União  de 13 de Maio de 1991.

A sua estrutura interna funciona sob a forma de Departamento, contando, no  presente  momento,  com 19 (treze) professores, sendo 8 (oito) especialistas, 8 (oito) mestres e 3 (três) doutores.

O Currículo do Curso foi reorganizado em 2018, atendendo as Resolução nº 02/2015 do Conselho  Nacional de Educação que instituem as Diretrizes  Curriculares  e Carga  Horária dos Cursos  de Licenciatura de  Graduação Plena para a formação de professores  da Educação Básica. O Curso foi recredenciado em 26/02/2018 através do Parecer CEE/PE Nº 012/2018.

Dentre as exigências que devem configurar o perfil identitário do professor, colocam para o papel do professor, as Diretrizes para a formação inicial de professores da educação básica em cursos de nível superior, instituídas pela  Resolução nº 02/2015.

A Resolução nº 02/2015 orienta no Art. 5º que  a formação de profissionais do magistério deve assegurar  a base comum  nacional, pautada pela concepção de educação como processo emancipatório e permanente, bem como pelo reconhecimento  da especificidade do trabalho docente, que conduz à práxis como expressão da articulação entre teoria e prática e à exigência de que se leve em conta a realidade dos ambientes das instituições educativas da educação básica e da profissão, para que se possa conduzir o(a) egresso(a):

Resolução nº 02/2015

Concepção

A nova realidade no ensino de línguas, nos Cursos de Graduação Plena em Letras, assenta-se  na necessidade  premente  de  se implantar em curto, médio e longo prazo, uma política  de desenvolvimento no campo de ensino,  pesquisa e extensão  universitária que  contemple  os anseios  e perfis  da nova  perspectiva  didático – pedagógica e científica  o processo de formação do PROFESSOR para a  EDUCAÇÃO BÁSICA, bem  como  propicie uma maior  integração  universidade / comunidade.

Nesta ótica, busca-se atingir os objetivos estabelecidos neste projeto  pedagógico do Curso de Letras da Faculdade de  Formação  de Professores de Araripina – FAFOPA

Objetivos do curso

  • Melhorar a prática didático-pedagógica, considerando-se os novos paradigmas da educação brasileira e as novas abordagens na contemporaneidade.
  • Implementar políticas de pesquisa e extensão universitárias na micro-região do Araripe e circunvizinhas, em parceria com CEPEC- Centro de pesquisa e extensão cultural da AEDA e instituições congêneres.
  • Descentralizar as atividades universitárias através de ações interativas entre a comunidade acadêmica e a sociedade regional adotando uma política de autonomia didático-pedagógica.
  • Instrumentalizar o Departamento de Letras com elementos didático-técnico-científicos capazes de suprirem as demandas universalizantes do  Curso e o déficit reclamado pela sociedade atual.
  • Implementar uma política de valorização profissional de educação superior de Letras que viabilize seus ingressos e permanências, em cursos de pós -graduação   em níveis de mestrado e doutorado.