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LICENCIATURA EM MATEMÁTICA

SOBRE O CURSO

Este Projeto Político Pedagógico de Graduação em Matemática, Licenciatura, contempla o perfil dos cursos de Licenciatura para a formação de Professores da Educação Básica –  Ensino Fundamental (6º ao 9º ano) e Ensino Médio (1º ao 3º ano).

A sociedade brasileira defronta-se hoje com processos de globalização, avanço da tecnologia e da ciência e utilização de novas linguagens que desencadeiam transformações, exigindo cada vez mais de seus cidadãos um nível de escolarização e conhecimentos especializados que se remetam a favor de práticas sociais que de fato auto-capacitem o sujeito e a todos com os quais ele se relaciona profissionalmente. Assim, é papel da faculdade articular-se com a sociedade, contribuindo para a formação profissional e humana de cidadãos capazes de pensar e agir criticamente e não apenas de profissionais especializados em uma ou outra área do conhecimento. Para atingir este intento, a faculdade deve firmar-se, portanto, com propostas e serviços que satisfaçam realmente os interesses da sociedade, ao invés de desenvolver relações de neutralidade e não-compromisso com as questões sociais.

Considerando esse cenário e reconhecendo as mudanças propostas para a Educação Básica no Brasil, o Departamento de Ciências Exatas da Faculdade de Formação de Professores de Araripina – FAFOPA apresenta a proposta de criação do Curso de Licenciatura em Matemática.

A Matemática, desde os primórdios da civilização até a atualidade, desempenha um papel muito importante na sociedade em geral e, particularmente, no mundo da ciência e do trabalho.

A Resolução da UNESCO, de 11 de novembro de 1997, por ocasião da instituição do evento 2000: Ano Mundial da Matemática, ressalta a importância dessa ciência, com justificativas que vão do entendimento de que sua linguagem e seus conceitos são universais, contribuindo para a cooperação internacional; ao fato dela guardar uma profunda relação com a cultura dos povos, tendo grandes pensadores contribuindo ao longo dos milhares de anos para o seu desenvolvimento; ao papel que ela desempenha na atualidade e às aplicações que tem em vários campos, contribuindo para o desenvolvimento das ciências, da tecnologia, das comunicações, da economia, etc; à contribuição que ela dá, particularmente nos níveis das escolas fundamental e média, para o desenvolvimento do pensamento racional.

Outras justificativas podem ser acrescidas a essas, como as das contribuições para o desenvolvimento do pensamento intuitivo, fortemente presente na Matemática a partir de meados do Século XIX, bem como para o entendimento da construção do Universo por meio de modelos abstratos, resultantes da Matemática constituída em ciência investigativa.

 No que se refere a Matemática na educação, vale destacar outras de suas influências nos alunos, como, por exemplo, aquelas relacionadas à aquisição de uma postura crítica, ao aguçamento da imaginação, ao desenvolvimento da criatividade, à melhoria da intuição, ao incentivo à iniciativa, à capacidade de resolver problemas e interpretar dados.

Como ciência a matemática se encontra em plena vitalidade. Tendo contribuído com a sociedade desde os primórdios das mais antigas civilizações, está hoje  nas mais altas esferas do pensamento científico assim como nas mais diversas aplicações tecnológicas. Existe, entre as mais diversas ciências e a Matemática, uma interdisciplinaridade intensa, com troca de conceitos e técnicas que proporcionam grande progresso para ambas as partes. 

OBJETIVOS

Os cursos de licenciatura da FAFOPA primam por formar o aluno imbuído dos conteúdos com os quais alcançará as competências e habilidades necessárias (de acordo com a Lei nº 9.394/96 – Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional e da Resolução CNE/CP 1, 18/02/2002), para atuar no campo da Educação Básica, especificamente nas séries finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio, nas áreas de Ciências Naturais e Matemática. Cabe ressaltar que o aluno poderá retornar a instituição para obter novas habilitações da licenciatura.

Tendo em vista as mudanças pelas quais passa a sociedade, e respondendo a novas tarefas e desafios apontados anteriormente, os cursos de licenciatura da FAFOPA, tem como metas:

  • Proporcionar ao licenciando uma formação ampla, diversificada e sólida no que se refere aos conhecimentos básicos de suas áreas específicas;
  • Promover, por meio das atividades práticas e dos estágios curriculares vivenciados em diversos espaços educacionais, a integralização dos conhecimentos específicos com as atividades de ensino;
  • Promover a imersão dos licenciados em ambientes de produção e divulgação científicas e culturais no contexto da educação em ciências e matemática;
  • Formar o educador consciente de seu papel na formação de cidadãos sob a perspectiva educacional, científica, ambiental e social;
  • Capacitar os futuros professores para o auto aprimoramento pessoal e profissional constante;
  • Propiciar um incremento no mercado de trabalho de profissionais licenciados em Matemática para a educação de cidadãos capazes de conhecer, analisar, detectar e propor alternativas para a melhoria das condições de educação da região;
  • Formar educadores que compreendam a matemática inserida na realidade educacional brasileira, no contexto social, cultural, econômico e político;
  • Propiciar meios para que o licenciado domine em profundidade e extensão o conteúdo de matemática na sua visão estrutural e sequencial;
  • Proporcionar a formação de um educador capaz de romper com a fragmentação dos conteúdos, que atravessa as tradicionais fronteiras disciplinares, desenvolvendo uma práxis interdisciplinar;
  • Incentivar o acadêmico, futuro professor, a acompanhar a evolução da Educação Matemática, das Tecnologias de Informação e das Ciências Pedagógicas necessárias à formação permanente do profissional;
  • Incentivar a participação dos acadêmicos nas atividades de extensão por meio do intercâmbio acadêmico-institucional na região onde está inserido;
  • Formar um profissional qualificado, capaz de agir com autonomia, de criar, de decidir, de adaptar-se às mudanças, construindo permanentemente o conhecimento.