(87) 3873.1001 [email protected]

Semana Nacional da Conciliação começa hoje em todo o país

Semana Nacional da Conciliação começa hoje em todo o país

Começa hoje a XII Semana Nacional da Conciliação até o dia 1º de dezembro. A campanha em prol da conciliação, realizada anualmente pelo Conselho Nacional de Justiça envolve os Tribunais de Justiça, Tribunais do Trabalho e Tribunais Federais.

Em Araripina, a campanha está sendo realizada pela Câmara de Conciliação – unidade jurídica vinculada a uma entidade particular, a Autarquia Educacional do Araripe – AEDA e a Faculdade de Ciências Sociais e Humanas de Araripina – Facisa – através da 1ª Vara da Comarca de Araripina.

A Câmara de Conciliação é formada por duas conciliadoras Jucivânia Eleucia Silva Rodrigues e Karoline Lopes Cordeiro e pelo secretário Djavan César Coelho Batista, sob coordenação de Mayana Batista Neri – coordenadora do curso de Direito da Facisa. Os trabalhos da Câmara são coordenados pela juíza da 1ª Vara, Drª Angélica Chamon Layoun,

O órgão atua em litígios relativos a direitos patrimoniais disponíveis ou em que a Lei permita acordo ou transação, envolvendo pessoas ou entidades da mesma ou de diferentes categorias econômicas e profissionais. Assim, como também, possibilita aos acadêmicos do curso de Bacharelado em Direito um contato maior com a prática forense, assistindo as sessões de conciliações ou realizando simulações de conciliações.

Os procedimentos iniciados na Câmara de Conciliação são submetidos à sessão de conciliação na qual se buscará solucionar o conflito por meio de um acordo, que, em seguida, são encaminhados ao Poder Judiciário para possa promover a homologação. Na cidade de Araripina, a 1ª Vara é responsável pela homologação dos acordos e é formada pela juíza Dra Angélica Chamon Layoun, pelo chefe de secretaria, Maurício da Silva Lima e pelo conciliador e mediador Belarmino Jânio Batista Alencar.

Assista à juíza da 1ª Vara de Araripina Drª Angélica Chamon Layoun, que explica os conceitos de conciliação e mediação bem como elenca quais as maneiras que as partes podem recorrer à resolução consensual dos conflitos existentes.

A Diretora da Facisa, Ana Paula Delmondes, apresenta a Câmara de Conciliação e destaca como os universitários do curso de Direito e a sociedade são beneficiados com o trabalho da Câmara e suas conciliadoras.

2 thoughts on “Semana Nacional da Conciliação começa hoje em todo o país

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *