Curso de Pedagogia promove 2º Seminário com o tema História e cultura africana e afro-brasileira
O VII período do curso de Pedagogia da Faculdade de Formação de Professores de Araripina – FAFOPA, promoveu no dia 12 de maio a segunda edição do Seminário de Pedagogia – SEMIPED com o tema “História e cultura Africana e Afro-brasileira”.
Após uma apresentação cultural de dança africana, os alunos assistiram à palestra da professora da Universidade Federal do Ceará, Alexandra Oliveira, que abordou sobre a história e cultura africana. Em sua exposição ela destacou a necessidade de mudar a forma como o continente Africano e seus povos são vistos no Brasil. “É preciso aprender a questionar aquilo que nos é ensinado sobre a África e seu povo. Estão enraizados históricos preconceitos na maneira como enxergamos aquele continente”, afirmou.
Alexandra Oliveira explicou os conceitos de africanidade e afrodescendência que são, respectivamente, a cultura original do povo africano e suas características e a adaptação desta cultura para outros povos, como o brasileiro, por exemplo.
Como afrodescendência, a professora destaca aspectos tipicamente sertanejos como o modo de preparo da farinha que foi implementado pelos povos africanos quando iniciaram o processo de colonização dos sertões brasileiros. Outros aspectos como a dança de capoeira e o hábito religioso de pedir a benção aos mais velhos também foram herdados do povo africano.
“Os africanos atuaram decisivamente para a colonização do Brasil. E não somente como força motriz de mão de obra, mas sim com conhecimento, cultura e tecnologias ensinadas aos brasileiros”, destacou. Alexandra Oliveira explica que a dominação centro europeia fez com que o povo africano fosse classificado como escravo. “Os africanos são povos livres, herdeiros de reis e rainhas africanos. Eles foram trazidos para o Brasil e aqui foram escravizados, mas originalmente essa não é sua característica”, relatou.
O 2º SEMIPED teve a participação de alunos dos cursos de Letras, História e Pedagogia. Aconteceu na sala de videoconferência da AEDA e contou com a presença de professores, coordenadores e diretores da FAFOPA.
MUITO BOM ESSES MOMENTOS NA FACULDADE, SHOW PARABÉNS A TODOS.