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LICENCIATURA EM PEDAGOGIA

Sobre

O Curso de Ciências Biológicas constitui-se uma das áreas de formação docente da Faculdade de Formação de Professores de Araripina – FAFOPA, mantida pela Autarquia Educacional do Araripe – AEDA, que oferece a Licenciatura Plena em Ciências Biológicas.

Foi criado pela lei nº 1.368 de 28 de abril de 1975. Autorizado pelo Decreto Presidencial nº 83.466 de 21 de maio de 1979 e reconhecido pela Portaria Ministerial nº 48 de 15 de janeiro de 1991, publicada do Diário Oficial da união de 13 de maio de 1991.

O curso foi recredenciado em 12.06.2017 através do Parecer CEE/PE Nº 055/2017.

Os critérios de organização da matriz curricular, bem como, a alocação de tempos e espaços curriculares se expressam em eixos, conforme fluxograma em anexo.

O curso é oferecido em 08 (oito) semestres letivos, obedecendo aos duzentos dias letivos / ano dispostos na LDB e funciona em sistema de créditos.

CAMPO DE ATUAÇÃO

O campo de atuação desse profissional é amplo e com diversas possibilidades de carreira, tanto na iniciativa privada quanto no setor público, como: docência na Educação Infantil e nos anos iniciais do Ensino Fundamental, coordenação pedagógica, gestão escolar e atuação em projetos socioeducativos. A principal função do pedagogo é a docência, e, para atuar na Educação Básica, é necessário possuir licenciatura plena, conforme as diretrizes do Ministério da Educação.

MATRIZ CURRICULAR

A Resolução nº 02/2015 orienta no Art. 5º que  a formação de profissionais do magistério deve assegurar  a base comum  nacional, pautada pela concepção de educação como processo emancipatório e permanente, bem como pelo reconhecimento  da especificidade do trabalho docente, que conduz à práxis como expressão da articulação entre teoria e prática e à exigência de que se leve em conta a realidade dos ambientes das instituições educativas da educação básica e da profissão, para que se possa conduzir o(a) egresso(a):

I  –  à integração e interdisciplinaridade curricular, dando significado  e relevância aos conhecimentos e vivência da realidade social e cultural, consoantes às exigências da educação básica e da educação superior para o exercício da cidadania e qualificação para o trabalho;

II  –  à construção do conhecimento, valorizando a pesquisa e  a extensão como princípios pedagógicos essenciais ao exercício e aprimoramento do profissional do magistério e ao aperfeiçoamento da prática educativa;

III – ao acesso às fontes nacionais e internacionais de pesquisa, ao material de apoio pedagógico de qualidade, ao tempo de estudo e produção acadêmica-profissional, viabilizando os programas de fomento à pesquisa sobre a educação básica;

IV – às dinâmicas pedagógicas que contribuam para o exercício  profissional e o desenvolvimento do  profissional do magistério  por meio de visão ampla do processo formativo, seus diferentes  ritmos, tempos e espaços, em face das dimensões psicossociais, histórico-culturais,  afetivas, relacionais e interativas que permeiam a  ação pedagógica, possibilitando as condições para o exercício do pensamento crítico, a resolução de problemas, o trabalho coletivo e interdisciplinar, a criatividade, a inovação, a liderança e a autonomia;

V  –  à elaboração de processos de formação do docente em  consonância com as mudanças educacionais e sociais, acompanhando  as transformações gnosiológicas e epistemológicas do conhecimento;

VI  – ao uso competente das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) para o aprimoramento da prática pedagógica e a  ampliação da formação cultural dos(das) professores(as) e estudantes;

VII – à promoção de espaços para a reflexão crítica sobre as diferentes linguagens e seus processos de construção, disseminação e  uso, incorporando-os ao processo pedagógico, com a intenção de possibilitar o desenvolvimento da criticidade e da criatividade;

VIII  –  à consolidação da educação inclusiva através do respeito  às diferenças, reconhecendo e valorizando a diversidade étnico  racial,  de gênero, sexual, religiosa, de faixa geracional, entre outras;

IX  – à aprendizagem e ao desenvolvimento de todos(as) os(as) estudantes durante o percurso educacional por meio de currículo  e atualização da prática docente que favoreçam a formação e estimulem o aprimoramento pedagógico das instituições.”